A busca dos fundamentos biológicos está assumindo nova relevância
Um trabalhador verifica o número de série em uma fatia de cérebro humano antes de usar uma serra para cortar uma peça da amostra em um banco de cérebro no município de Bronx, Nova York, EUA, 28 de junho de 2017. Foto tirada 28 de junho, 2017.

NOVA YORK (Reuters) – Enquanto o presidente Donald Trump empurrou as pessoas transgêneros para o conflito entre valores conservadores e liberais nos Estados Unidos, os geneticistas trabalham silenciosamente em um grande esforço de pesquisa para desbloquear os segredos da identidade de gênero.

Um consórcio de cinco instituições de pesquisa na Europa e nos Estados Unidos, incluindo o Centro Médico da Universidade de Vanderbilt, a Universidade George Washington e o Hospital Infantil de Boston, está buscando o genoma, o conjunto completo de DNA de uma pessoa, para pistas sobre se as pessoas transgênero nascem assim .

Duas décadas de pesquisa do cérebro forneceram sugestões de origem biológica para ser transgênero, mas sem conclusões irrefutáveis.

Agora, os cientistas do consórcio embarcaram no que eles chamam de maior estudo de todos os tipos, buscando um componente genético para explicar por que as pessoas atribuíram um gênero ao nascimento tão persistentemente identificado como o outro, muitas vezes desde a infância.

Os pesquisadores extraíram DNA das amostras de sangue de 10.000 pessoas, 3.000 deles transgêneros e o resto não transgênero, ou cispar. O projeto aguarda financiamento para iniciar a próxima fase: testando cerca de 3 milhões de marcadores, ou variações, em todo o genoma para todas as amostras.

Sabendo quais as variações que as pessoas transgêneros têm em comum, e comparando esses padrões com os de pessoas cisparenses no estudo, pode ajudar os pesquisadores a entender o papel que o genoma desempenha na identidade de gênero de todos.

“Se a característica é fortemente genética, as pessoas que se identificam como trans irão compartilhar mais do seu genoma, não porque estejam relacionadas em famílias nucleares, mas porque elas estão mais antigas”, disse Lea Davis, líder do estudo e professora assistente. De medicina no Vanderbilt Genetics Institute.

A busca dos fundamentos biológicos está assumindo nova relevância, já que a batalha pelos direitos transgêneros se desenrola na arena política dos EUA.

Um dos primeiros atos da nova administração do Trump foi revogar as diretrizes da era de Obama direcionando as escolas públicas para permitir que os estudantes transgêneros usem banheiros de sua escolha. Na semana passada, o presidente anunciou no Twitter que pretende proibir as pessoas transgênero de servir nas forças armadas.

Os legisladores do Texas estão debatendo um projeto de lei de banheiro que exigiria que as pessoas usem o banheiro do sexo listado em seu certificado de nascimento. A Carolina do Norte em março revogou uma lei similar depois que um boicote nacional custou ao estado centenas de milhões de dólares em negócios perdidos.

Atualmente, a única maneira de determinar se as pessoas são transgênero é que eles se auto-identificem como tal. Enquanto os ativistas dos direitos civis afirmam que deveria ser suficiente, os cientistas levaram sua busca ao laboratório.

Essa busca causou nervosismo a algumas pessoas transgêneros. Se uma “causa” for encontrada, ela poderia colocar uma “cura”, potencialmente abrindo a porta para as chamadas terapias reparadoras semelhantes às que tentam transformar os homossexuais em linha reta, dizem os defensores. Outros suscitam preocupações sobre os direitos daqueles que podem se identificar como trans, mas que não possuem “provas” biológicas.

Davis enfatizou que seu estudo não procura produzir um teste genético para ser transgênero, nem seria capaz de fazê-lo. Em vez disso, ela disse, ela espera que os dados levem a um melhor atendimento para pessoas transgêneros, que experimentam grandes disparidades de saúde em comparação com a população em geral.

Um terço das pessoas transgênero relataram uma experiência de saúde negativa no ano anterior, como o assédio verbal, a recusa de tratamento ou a necessidade de ensinar seus médicos sobre cuidados transgêneros, de acordo com uma pesquisa histórica de cerca de 28 mil pessoas divulgadas no ano passado pelo Centro Nacional Para Transgender Equality.

Cerca de 40% tentaram suicídio, quase 9 vezes a taxa para a população em geral.

“Nós podemos usar essa informação para ajudar a capacitar médicos e enfermeiros para oferecer melhores cuidados aos pacientes trans e também desenvolver esclarecimentos para apoiar a legislação de direitos iguais”, disse Davis, que também é diretor de pesquisa da clínica de saúde de gênero de Vanderbilt.

O Centro Médico da Universidade de Vanderbilt, no Tennessee, possui um dos maiores bancos de dados de DNA do mundo. Também surgiu como líder em saúde transgênero com iniciativas como o Programa Trans Buddy, que combina todos os pacientes transgêneros com um voluntário para ajudar a orientá-los através de suas visitas de saúde.

O estudo solicitou uma doação dos Institutos Nacionais de Saúde e está explorando outras fontes financeiras para fornecer os US $ 1 milhão necessários para completar a genotipagem, que deverá levar um ano para 18 meses. A análise dos dados levaria cerca de mais seis meses e exigia mais recursos, disse Davis.

Os outros membros do consórcio são a Universidade Vrije em Amsterdã e o instituto FIMABIS em Málaga, Espanha.

Probing the Brain

Até agora, a maior parte da pesquisa sobre as origens do transgender olhou para o cérebro.

Os neurologistas detectaram pistas na estrutura do cérebro e na atividade de pessoas transgêneros que os distinguem de indivíduos cispar.

Um estudo seminal de 1995 foi liderado pelo neurobiólogo holandês Dick Swaab, que também foi um dos primeiros cientistas a descobrir diferenças estruturais entre os cérebros masculino e feminino. Olhando para o tecido cerebral pós-morte de sujeitos transgêneros, ele descobriu que os transsexuais de sexo masculino para mulher tinham grupos de células ou núcleos que mais pareciam com os de um cérebro feminino típico e vice-versa.

O trabalho de Swaab em amostras pós-morte foi baseado em apenas 12 cérebros transgêneros que ele passou 25 anos coletando. Mas deu origem a um novo campo de pesquisa que hoje está sendo explorado com tecnologia avançada de varredura cerebral em voluntários transgêneros vivos.

Entre os líderes na pesquisa de varredura cerebral, Ivanka Savic, professor de neurologia com o Instituto Karolinska da Suécia e professor visitante na Universidade da Califórnia, Los Angeles.

Seus estudos sugerem que os homens transgêneros têm uma conexão enfraquecida entre as duas áreas do cérebro que processam a percepção de si próprio e do próprio corpo. Savic disse que essas conexões parecem melhorar depois que a pessoa recebe tratamento hormonal cruzado.

Seu trabalho foi publicado mais de 100 vezes em vários tópicos em revistas com revisão de pares, mas ainda não consegue concluir se as pessoas nascem transgênero.

“Eu acho isso, mas eu tenho que provar isso”, disse Savic.

Vários outros pesquisadores, incluindo geneticistas e neurologistas, presumem um componente biológico que também é influenciado pela educação.

Mas Paul McHugh, professor universitário de psiquiatria na Faculdade de Medicina Johns Hopkins, emergiu como a principal voz que desafia a hipótese “nascida-esta-maneira”.

Ele encoraja a terapia psiquiátrica para pessoas transgêneros, especialmente crianças, para que aceitem o gênero atribuído a elas no nascimento.

McHugh ganhou um seguimento entre os conservadores sociais, enquanto incensing defensores LGBT com comentários como chamar pessoas transgênero “falsificação”.

No ano passado, co-autor de uma revisão da literatura científica publicada no jornal The New Atlantis, afirmando que havia poucas evidências para sugerir orientação sexual e identidade de gênero foram determinadas biologicamente.

O artigo provocou uma repreensão de quase 600 acadêmicos e clínicos que o chamaram de enganador.

McHugh disse à Reuters que ele estava “impassível” por seus críticos e diz que duvida que pesquisas adicionais revelem uma causa biológica.

“Se fosse óbvio”, disse ele, “eles teriam encontrado isso há muito tempo”.

Reportagem de Daniel Trotta; Editando por Marla Dickerson